homepage WUPJ Abertura E-Mail WUPJ
 HOMEQUEM SOMOSCONGREGAÇÕESEVENTOSPROJETOSEDUCAÇÃOCONTATOSNEWSLETTERSLINKS 

   Projetos

Scholar in Residence
Kallah Rabínica
Projeto Alcance
Lashir Benefesh
   EDIÇÃO 6
   EDIÇÃO 5
   EDIÇÃO 4
   EDIÇÃO 3
   EDIÇÃO 2
   EDIÇÃO 1
   



Lashir Benefesh


Sexta edição do Lashir Benefesh foi um sucesso

O encontro Lashir Benefesh – Cantando com a Alma, que tem o apoio da WUPJ Latin America, reuniu dezenas de participantes, em março, na Congregação Israelita Mineira, em Belo Horizonte (MG).

O Lashir Benefesh é um grupo itinerante de trabalho, de prática e de reflexão sobre a chazanut e a cultura judaica.

A sexta edição do evento foi organizada por Phillip Manuard e abordou assuntos relacionados ao repertório, partituras, liturgia, ritmo, a transformação do texto escrito para a linguagem falada, técnicas relacionadas à voz e o restante do corpo, vivência em grupo e o estudo de chazanim que foram destaque no passado. O próximo encontro será realizado na ARI-RJ, nos dias 10, 11 e 12 de março de 2013.

 

Quinta Edição Lashir Be Nefesh CIP / São Paulo

A quinta edição do Lashir Benefesh foi realizada no final de março, em São Paulo, na sede da Congregação Israelita Paulista (CIP), com o apoio da WUPJ-LA. O encontro reuniu 30 profissionais e simpatizantes da chazanut de 12 entidades de 6 estados do Brasil, independentemente da linha religiosa, com o objetivo de capacitar os participantes e promover a troca de experiências.

O evento teve a participação especial do maestro e compositor argentino Prof. Dr. Zeev Malbergier, que abordou temas como as diferentes origens da música litúrgica judaica; a riqueza do nusach (estilo) e suas vertentes; a função do chazan na atualidade; e novas composições para uma liturgia milenar.

Ainda como parte da programação aconteceu o Lashir Beiachad, evento aberto à comunidade e que ofereceu a chance da nossa comunidade de cantar e tocar canções judaicas com os participantes deste 5º. Lashir Benefesh. Todos foram convidados a trazerem músicas e seus instrumentos para cantar em grupo.

topo da página

 

Quarta Edição Lashir Be Nefesh SIBRA / Porto Alegre

A quarta edição do encontro Lashir Benefesh (Cantar com a Alma) reuniu profissionais e simpatizantes de chazanut de todo o Brasil na sede da Sociedade Israelita Brasileira, a SIBRA, em Porto Alegre.

De 20 a 22 de junho, foram realizadas imperdíveis palestras e workshops sobre canto, liturgia, consciência corporal, história, entre outros temas. O encontro contou também com a presença do chazan Andrew Bernard, do templo Beth El de Charlotte, na Carolina do Norte, que trouxe profundas contribuições a respeito de seu trabalho, de Nussach e fluência de serviços religiosos.

No dia 21 foi realizado um concorrido recital em homenagem aos 75 da SIBRA, quando mais de 400 pessoas lotaram o salão principal do Hotel Sheraton para prestigiar os chazanim vindos de todo o Brasil e dos Estados Unidos. Veja uma apresentação: youtube

topo da página

 

Terceira Edição Lashir Be Nefesh ARI / Rio de Janeiro

O terceiro encontro Lashir Benêfesh realizou-se na sede da ARI, de 20 a 22 de dezembro, com um workshop para capacitação de chazanim, profissionais e voluntários envolvidos com a liturgia judaica.

Ofereceu-se um conjunto de oficinas sobre temas como reza, leitura da Torá, modos musicais tradicionais, repertório, técnicas vocais e corporais, o evento proporcionou a oportunidade de conhecer pessoas de todo o Brasil, trocar experiências e conhecimentos através de discussões e master classes.

topo da página

 

Segunda Edição Lashir Be Nefesh CIP / São Paulo

Entre os dias 15 e 16 de março, aconteceu em São Paulo, na sede da Congregação Israelita Paulista - CIP, o segundo encontro Lashir Benefesh, uma capacitação para chazanim profissionais e voluntários envolvidos com a liturgia judaica. O objetivo da iniciativa, que teve sua primeira edição em julho de 2008, durante a conferência da WUPJ - Latin América é o de reunir e capacitar pessoas para aprender e trocar experiências no que diz respeito à atuação e condução da liturgia musical nos serviços religiosos.

Nesta segunda edição, foram dois dias de intensas atividades e palestras que abrangeram temas como: historia da chazanut, papel do chazan como educador, nusach para Iamim Noraim, alem de aulas praticas de repertório e preparação corporal.

A troca de experiências entre os participantes, foi o principal destaque deste encontro, que reforçou a vontade e necessidade em dar continuidade a capacitação e aprendizado.

Além da delegação da cidade de São Paulo, com mais de 25 pessoas, também participaram chazanim do Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre e Fortaleza.

topo da página

 

Primeira Edição Lashir Be Nefesh ARI/ Rio de Janeiro

Em julho de 2008, antecedendo a Conferência das Comunidades Judaicas Latino Americanas que se realizou no Rio de Janeiro, aconteceu um primeiro curso de música judaica Lashir Be Nefesh (Cantando com a Alma).

Idealizado pelo Sheliar tzibur Philippe Manuard (CIM/BH), e ministrado também pelo Chazan Oren Boljover (ARI/RJ), este curso é destinado aos Chazanim profissionais, os Shlihei já atuantes nas suas sinagogas, ou membros de comunidades que desejam aprimorar seus conhecimentos e desempenho musical.

Este curso inovador foi concebido como a primeira parte da experiência e da reflexão musical que teve continuidade com dois Workshops durante a conferência.

topo da página