homepage WUPJ Abertura E-Mail WUPJ
 HOMEQUEM SOMOSCONGREGAÇÕESEVENTOSPROJETOSEDUCAÇÃOCONTATOSNEWSLETTERSLINKS 

   Projetos

Scholar in Residence
Kallah Rabínica
Projeto Alcance
   Encontro de Capacitação
   Visita a Santo André
   Visita a Ribeirão Preto
   Pessach na AIC
   Visita a Santos
Lashir Benefesh


Projeto Alcance

Em dezembro/2009 teve início um projeto de fundamental importância para o fortalecimento e continuidade do judaísmo em São Paulo e no Brasil. Trata-se do Programa Alcance, que é fruto de uma iniciativa da World Union for Progressive Judaism na América Latina (WUPJ Latin America) e que conta com o importante apoio da FISESP e da CONIB.

O objetivo maior do projeto é dar apoio às comunidades menores de São Paulo e das regiões Norte-Nordeste, Centro e Sul do país.

Pequenas Comunidades


Encontro de Capacitação

Realizado na sede da Congregação Israelita Paulista, o programa, que se estendeu durante todo o dia, contou com as interessantes e esclarecedoras palestras do rabino Ruben Sternschein, do chazan Alexandre Edelstein e do Sheliach tzibur David Léo Eisencraft; e com a participação de representantes de comunidades menores de São Paulo.

O ponto alto do encontro foi a palestra do rabino Joel Oseran, intitulada Judaísmo liberal como herdeiro da tradição dos macabeus, que lotou o Auditório Haber da Congregação. Oseran é vice-presidente World Union for Progressive Judaism (WUPJ) e responsável pelo desenvolvimento e programação das organizações internacionais.

 

Visita a Santo André – palestra de Raul Gottlieb

Em sua primeira ação, no dia 29 de outubro, o Programa Alcance, em parceria com a FISESP, levou à ARISA, Associação Religiosa Israelita de Santo André, a palestra O preço da mudança versus o perigo da irrelevância, ministrada por Raul Gottlieb, vice-presidente da WUPJ Latin America e diretor da revista Devarim, da Associação Religiosa Israelita do Rio de Janeiro (ARI).

No encontro foi discutida a necessidade de modificar as tradições para preservar o conteúdo essencial do judaísmo. "Foi um interessante intercâmbio de idéias a respeito do judaísmo e da evolução de seus costumes, sempre centrado nos valores milenares de nossa religião", disse. Gottlieb também explicou como foram criadas as tradições judaicas e de que forma o entendimento do processo de criação e aceitação das mesmas podem orientar o Movimento Reformista.

De acordo com o Dr. Jair Kuhn, presidente da ARISA: "Foi um evento cultural que trouxe para a nossa comunidade a oportunidade de se deparar com novos insights do judaísmo. Trouxe uma discussão salutar, que já deixou aberta a possibilidade de novas discussões objetivando o futuro comunitário".

topo da página

 

Visita a Ribeirão Preto – Cabalat Shabat

Uma nova atividade do Programa foi realizada no final do mês de abril: um animado Cabalat Shabat na SIRP, a Sociedade Israelita de Ribeirão Preto, que conta hoje com cerca de 50 pessoas.

O serviço religioso, que foi conduzido pelo chazan David Leo Eisencraft e acompanhado pelo músico Davi Andrade Palermo, ambos da capital paulista, contou com a presença do presidente da SIRP, Moacir Braun; sua vice-presidente, Elaine Goldstein; o tesoureiro Albert Salem; Franja Hamburger, diretor religioso; a secretária Miriam Herscovici Martines; e Marly Salem, diretora de eventos da entidade. Pela WUPJL-LA estiveram presentes sua presidente, Miriam Vasserman e a secretária-executiva Berta Zylberstajn, além de Erika Wolff e Hélio Zylberstajn, voluntários da instituição. O assessor executivo Marcelo W. Secemski representou a FISESP. Foi citada, na ocasião, a memória do Sr. Adolpho Rothschild, um dos sócios fundadores da SIRP e, comemorado o 62º aniversário do Estado de Israel.

topo da página

 

Seder de Pessach na AIC

O líder espiritual da Sibra-RS, Guershon Kwasniewski, por iniciativa da WUPJ e da Confederação Israelita do Brasil (Conib), conduziu o seder comunitário de Pessach da Associação Israelita Catarinense (AIC), no Hotel Jurerê Beach Village, em Florianópolis. "Florianópolis é uma comunidade com potencial que necessita ser assistida. Agradeço pela receptividade e destaco a organização do evento e que me permitiu realizar o trabalho com total liberdade", disse Kwasniewski, referindo-se especificamente à presidente da AIC, Julia S. Guivant, e à diretora administrativa, Iéte Arruda Salomé.

O líder espiritual também ficou entusiasmado com a participação do público que acompanhou a leitura da Hagadá. "Um momento maravilhoso foi quando as crianças representaram cada uma das pragas com ajuda dos madrichim do Hashomer. O Echad Mi Iodea foi conduzido pela comunidade. Eu simplesmente ofereci o microfone".

topo da página

 

Cabalat Shabat em Santos

A mais recente atividade do Programa Alcance foi um animado Cabalat Shabat, que ocorreu no início de junho, na sinagoga Bet Jacob, em Santos, litoral de São Paulo, que possui uma comunidade com aproximadamente 150 pessoas.

O serviço religioso foi conduzido pelo chazan David Leo Eisencraft, acompanhado pelo músico Marcelo Frenkiel. Estiveram presentes o presidente da sinagoga Bet Jacob, Jaques Zonis; o presidente da sinagoga Beit Sion, Carlos Homsi; a presidente do Centro Cultural Israelita Brasileiro, Branca Kives Ostronoff e o seu vice-presidente, Ricardo A. Schmitman. A WUPJL-LA foi representada pela sua presidente, Miriam Vasserman, e a FISESP (Federação Israelita do Estado de São Paulo), pelo o assessor executivo Marcelo W. Secemski.

O Programa Alcance, fruto de uma iniciativa da WUPJ-LA, conta com o importante apoio da FISESP e tem como principal objetivo apoiar as centros comunitários menores, com a promoção do desenvolvimento do judaísmo, encorajando e facilitando a formação de instituições judaicas progressistas, além de estimular o estudo do judaísmo e o reconhecimento de seu lugar na vida moderna.

topo da página