homepage WUPJ Abertura E-Mail WUPJ
 HOMEQUEM SOMOSCONGREGAÇÕESEVENTOSPROJETOSEDUCAÇÃOCONTATOSNEWSLETTERSLINKS 

   Projetos

Scholar in Residence
Kallah Rabínica
   BUENOS AIRES 2012
   Cip São Paulo 2010
   Campos do Jordão 2007
Projeto Alcance
Lashir Benefesh


Kallah Rabínica

Encontro de Rabinos da Região sob a liderança de rabino convidado vindo de Israel, Estados Unidos ou Europa. É um momento de Estudo, troca de experiências e integração entre as comunidades através de seus líderes religiosos. O objetivo da Kallah rabínica é consolidar e preservar valores judaicos pluralistas.

Buenos Aires / Argentina – 2012

Em Buenos Aires, nos dias 8 e 9 de agosto, foi realizada a Kallah Rabínica (jornada de estudos), na Comunidade NCI Emanu El, sob a liderança do rabino Michael Marmur. O encontro, exclusivo para rabinos e estudantes de rabinato, teve como tema central a doutrina de Abraham Joshua Heschel. Os temas tratados foram:

"Em busca de Heschel: as contribuições de Heschel ao judaísmo contemporâneo"

"Heschel e o plano de ação: a base de seu compromisso com a Justiça Social"

"Travessia do Rio: as perspectivas do Judaismo Reformista em Israel"

"Um novo léxico de pensamento judaico"

Além dos estudos, os 35 líderes religiosos presentes tiveram a oportunidade de debater suas ideias e confraternizar com colegas de diferentes locais da América Latina e de outras regiões, como Europa e América do Norte.

topo da página

 

Congregação Israelita Paulista / São Paulo – 2010

A WUPJ-LA realizou, com muito êxito, nos dia 23 e 24 de novembro a segunda "Kallah Rabínica" na CIP. O encontro contou com o apoio da Congregação Israelita Paulista, da Federação Israelita do Estado de São Paulo (Fisesp) e da Confederação Israelita do Brasil (Conib).

Rabino Levi Weiman Kelman, fundador da Congregação Kol HaNeshama e professor do Hebrew Union College, em Jerusalém, foi o convidado especial que dirigiu as sessões de estudos e vivenciou momentos espirituais e de reflexão com o grupo de 31 rabinos da América Latina que participou da Kallah.

A variada programação trouxe sessões muito especiais como: Espiritualidade Judaica – Espontaneidade individual e Responsabilidade comunitária? Musica, Healing, Messias e Redenção: A importância da música no Pensamento Judaico, "Experienciando a Amidá" e a exibição do filme "Eyes Wide Open"– documentário de Paula Weiman-Kelman.

A comunidade pode vivenciar um momento muito especial na noite do dia 24 de novembro através de uma dinâmica especial desenvolvida por Ari Rehfeld e Sergio Napchan.


As questões:

1. Quais as funções mais importantes de um rabino em ordem
de hierarquia?

2. O que me afasta e o que me aproxima do Judaísmo?

3. No conflito entre amor e continuidade judaica, o que fazer?

4. Deve a comunidade seguir seus líderes ou deve a liderança
seguir a comunidade?

5. Qual deve ser a relação entre a comunidade judaica da
Diáspora e Israel?

Foram debatidas pela plateia de 180 pessoas com os 31 rabinos e líderes espirituais presentes em uma atmosfera respeitosa e de aprendizagem mútua.

topo da página


Campos do Jordão / SP – 2007

Pela primeira vez, a World Union for Progressive Judaism America Latina organizou uma Kallah rabínica no Campo de Estudos FrÍtz Pinkuss, sede da Congregação Israelita Paulista (CIP) em Campos do Jordão, São Paulo. Do encontro, participaram aproximadamente vinte rabinos de várias cidades da Argentina, Brasil, Chile, Estados Unidos e Israel e com a coordenação do rabino Joel Oseran, vice-presidente da WUPJ e responsável pela organização internacional de desenvolvimento e programação, foi uma excelente oportunidade para a troca de experiências entre rabinos da região.

O rabino e professor David Ariel Yoel, da congregação The Temple, em Luisiana, Estados Unidos, e diretor executivo do Movimento Progressista em Israel (IMPJ) de 1998/2002, foi o Rabino convidado para promover estudos de textos e debates com seus demais colegas.

Os temas de estudo focaram-se em questões como "Quem é judeu, quem não é e quem faz parte ou não da comunidade judaica"; "O conceito e aplicação do Tikun Olam"; "A realidade e os desafios do Judaísmo Progressista e Israel".

topo da página