homepage WUPJ Abertura E-Mail WUPJ
 HOMEQUEM SOMOSCONGREGAÇÕESEVENTOSPROJETOSEDUCAÇÃOCONTATOSNEWSLETTERSLINKS 

   Eventos

Conferências WUPJ LA
Conferências WUPJ
Encontros
Juventude
   PROJETO SHILDRUG 2012
   Israel 2008
   Campos do Jordão 2007
   Panamá 2007
   Jerusalém 2007
   Porto Alegre 2006


Juventude

A FORÇA DOS JOVENS

Os movimentos juvenis reformistas e progressistas estão crescendo no mundo todo. E, podemos dizer com orgulho, que aqui no Brasil e na América Latina, o cenário não poderia ser melhor. Por iniciativa do movimento progressista e sionista TaMaR (Tnuat Magshimim Reformit), uma organização da WUPJ para jovens adultos de 18 a 30 anos de idade, vários encontros são programados.

O TaMaR internacional foi criado em 1996 pelo Netzer Olami (Noar Tzioni Reformi,  movimento progressista e sionista para jovens até 17 anos) que hoje reúne cerca de 16.000 jovens em 18 países e os inspira com o amor por Israel, com a consciência de ser um povo judeu e com as tradições contínuas no contexto da democracia moderna e do pluralismo religioso.

Aula inaugural do Projeto Shidrug, agosto 2012

O curso Shidrug tem como objetivo atualizar e aprofundar conteúdos judaicos e temas ligados aos desafios da educação judaica junto aos madrichim que se destacaram e que pensam em seguir uma carreira profissional como educadores ou como líderes voluntários na CIP - Congregação Israelita Paulista e na comunidade judaica geral.

Teve início em fins de agosto, na seda da CIP, a aula inaugural do curso de aprimoramento para líderes educadores da comunidade judaica realizado em parceria com a Fundação Arymax e a WUPJ-LA.

Os jovens receberam as boas-vindas dos representantes da diretoria da Congregação, da Arymax e do programa para, em seguida, participarem de um animado bate-papo com os convidados. Estiveram presentes Marcelo Maghidman, mestre em Filosofia e consultor especialista em educação; Damian Dzienciarsky, especialista em língua hebraica e Tanach e atual coordenador pedagógico da área judaica do Colégio Peretz; Dr. Eli Gottlieb, diretor do Instituto de Liderança Mandel e vice-presidente da Fundação Mandel em Israel; rabino Michael Marmur, vice-presidente para Assuntos Acadêmicos no Hebrew Union College; e Zvi Bekerman, diretor do Centro Melton da Universidade Hebraica de Jerusalém, onde ensina antropologia da educação na Faculdade de Educação. O Dr. Bekerman, o rabino Marmur e o Dr. Gottlieb participaram do encontro através do Skype.

topo da página

 

Jovens da ARI participam de Seminário em Israel – 2008

Gabriel Rajsfus e Fernando Beer Frenkel viajaram a Israel para participar de Seminário promovido pelo ARZENU em colaboração com a WUPJ e o The Saltz International Education Center.

O seminário, voltado para jovens adultos de até 45 anos, teve por finalidade familiarizar os participantes com o Movimento Sionista do Judaísmo Progressivo - ARZENU, seus princípios e ideais. Objetivando proporcionar experiências enriquecedoras capazes de promover o crescimento espiritual e religioso, a ampliação da base de conhecimento judaico e o fortalecimento de laços com as congregações e instituições vinculadas à WUPJ atuantes em Israel.

Os participantes saíram de lá providos de instrumentos destinados a reforçar a capacidade de liderança e competências essenciais para o desenvolvimento de atividades dos capítulos do ARZENU e do trabalho comunitário nos países de origem.

Os estudos se estruturaram em três módulos fundamentais: Am Israel (o povo de Israel), Torat Israel (a Torá de Israel) e Eretz Israel (a terra de Israel). Os conteúdos serão transmitidos sob a forma de uma dinâmica jornada judaico-sionista. O currículo envolverá Tefilá - oração, Beit Midrash - estudo de nossas fontes, B’shetach Limudim – trabalhos de campo e Hadrachá - exercícios de liderança. 

O Seminário contou com participantes oriundos de 13 países: Austrália, Bielorússia, Brasil, Canadá, Estados Unidos, Dinamarca, Holanda, Itália, Hungria, Itália, Republica Tcheca, Rússia e Ucrânia.

topo da página

 

2º.Seminário TaMaR America Latina 2007 –
    Campos do Jordão / São Paulo

15/11 a 18/11

Campo de Estudos Fritz Pinkuss da CIP.

Para liderar o evento de Israel estiveram Tati Schagas, diretora do TaMar Olami para a América Latina e Maoz Haviv, Diretor Geral do  TaMaR Olami. Cerca de 40 líderes universitários da Argentina, Brasil e Chile, com idades entre 18 e 30 anos, dedicaram–se a um programa que incluiu serviços religiosos de Shacharit e Maariv diariamente, inclusive Cabalat Shabat e Shacharit Shabat liderados sempre por representantes de cada uma das comunidades presentes.

A extensa programação trouxe como pontos importantes o desenvolvimento de programas do Tamar na América Latina, experiências de sucesso nas diversas comunidades e também momentos de descontração e socialização.

topo da página

 

Seminário TaMaR de Lideranças – Panamá 2007

31/05 a 03/06

Com o apoio da UJCL (Unión Judia de Congregaciones de Latinoamérica y el Caribe) realizou-se o encontro de jovens adultos no Panamá.

Os jovens ficaram muito motivados e estão trabalhando para formar a próxima geração de líderes na região e agradecem especialmente ao Rabino Gustavo Kraselnik e todos os rabinos da região por fazerem o sonho se tornar realidade.

Nada disso seria possível sem o apoio da WUPJ. Alua Ainhorn Marques Fernandes, líder do TaMaR de Porto Alegre também esteve neste encontro representando o Brasil e diz que ficou encantada em conhecer comunidades judaicas de países e costumes diferentes, mas com desejos e sonhos em comum aos dos nossos jovens. Ela também levou sua contribuição para o seminário e trouxe idéias para realizar em sua comunidade.

topo da página

 

Programa de Liderança Jovem Saltz Education Center –
    Jerusalém 2007

23/07 a 02/08

A juventude e os jovens adultos não são apenas a liderança de amanhã, como também a base do nosso movimento hoje. Com este pensamento, a WUPJ-LA com o envolvimento e esforço das congregações afiliadas à WUPJ-LA na região – ARI (Rio de Janeiro), CIM (Minas Gerais), CIP (São Paulo), SIBRA e TaMar (Porto Alegre), NCI Emanu-el e Netzer (Argentina) – enviou um grupo de 15 jovens a Israel. 

Este primeiro seminário latino-americano de liderança para jovens adultos, é uma resposta para as necessidades da região. Com apoio do Anita Saltz Educational Center, jovens com posições de liderança nas suas comunidades e região como líderes voluntários, membros do TaMaR, madrichim ou futuros profissionais envolvidos com suas comunidades judaicas puderam passar dez dias riquíssimos em aprendizado de vida e de judaísmo.

topo da página

 

1º. Seminário TaMaR America Latina 2006 –
    Tapas, Porto Alegre

28/06 a 30/06

Este Seminário foi um total sucesso e confirmou sobre o que pode ser feito em nossas comunidades e a dar continuidade ao movimento nesses países.

Quase 100 jovens de 12 diferentes localidades se reuniram num final de semana no qual aprenderam, rezaram, discutiram, compartilharam, trabalharam, sonharam e planejaram seus próximos passos.

Quase 100 jovens que são ou poderão ser os líderes das comunidades em suas cidades. Comprometidos, progressistas, sionistas, jovens ansiosos para desempenhar um papel importante nas suas comunidades e para o judaísmo liberal.

topo da página